sexta-feira, 18 de abril de 2008

Como num jogo de flippers

Lisboa, numa qualquer inspiradora aula de matemática, 2006


Alguém coloca a moeda por nós. E emergimos do nada, a medo ou confiantes, fitando o horizonte. Impulsiona-nos a vontade, uma espécie de mola accionada por uma alavanca que nos faz viajar por vários mundos, alucinar com as luzes, impressionar com o som, comover com a emoção, por quedas vertiginosas que abafam o fôlego, por subidas alienantes que inflamam a alma. E tudo vai ser um devaneio por entre luzes psicadélicas e sons que parecem ensurdecer, batendo aqui e ali, amealhando pontos sucessivamente ou perdendo-os cada vez que embatemos violentamente com um objecto.

“Pás!”_ o som seco dos ossos, o sofrer da pele, o barulho abafado pelo vidro da caixa, o eco que não pode ecoar, privado da razão que o faz ser. E com esta triste sorte o decréscimo de pontos e nós, bolas, vulneráveis à lei da gravidade, perdemos o equilíbrio. Se tivéssemos pés tropeçávamos, mas somos bolas_ o mais redondo e perfeito dos sólidos, tudo em nós é pi, tudo em nós são trezentos e sessenta graus ou dois pi radianos que nos fazem rebolar, ganhar velocidade e cair_ cair ou qualquer palavra mais forte, mais feia, mais despojada que não existe no dicionário e que eu não consigo inventar_ e acabamos num buraco escuro e à parte, num plano sob a nossa própria vida, noutra dimensão que não a realidade, mais sós do que nunca, até um novo accionar de alavanca, um novo impulsionar de mola.


Oxalá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente hehe.
Bela analogia.

Espero que tenhamos alguma parte activa no meio disto.
Que a vida não seja algo que nos acontece simplesmente.
Espero que sejamos capazes de controlar pelo menos um dos flippers.. ou o TILT!...

A história do livre arbítrio vs destino sempre me incomodou um bocado..

E não te esqueças de quando há "Multiball"!
Quando o jogo se enche de bolas e quando as trajectórias se alteram consoante tocam e são tocadas e seguem ambas caminhos que não seguiriam se não o tivessem feito.. ;)